quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Algoritimo Mental

Poucos sabem o que é um algoritimo, constantemente confundido com seu "irmão" logaritimo, mas não trata-se de apenas uma sequência lógica numérica, podendo ser aplicado em absolutamente TUDO NA VIDA!

Um algoritmo não representa, necessariamente, um programa de computador, e sim os passos necessários para realizar uma tarefa. Sua implementação pode ser feita por um computador, por outro tipo de autômato ou mesmo por um ser humano. Diferentes algoritmos podem realizar a mesma tarefa usando um conjunto diferenciado de instruções em mais ou menos tempo, espaço ou esforço do que outros.
Fonte: Wikipedia.


Trazendo para o português claro, imagine uma receita de bolo, nela contém todos os passos necessários para a preparação de um bolo, podemos considerar que essa receita é um algoritimo para se fazer um bolo.
Agora que vocês já devem estar se perguntando, o que isso tudo tem haver comigo? No que isso me ajudaria?
A resposta alguns de vocês já devem ter conseguido imaginar...

Como sempre digo, vamos sintetizar hehe:
Quando você pensa, muitas das ações que seu cérebro executa são automáticas, quase 90% de tudo o que você faz ou pensa é processado automaticamente pelo cérebro, um exemplo seria o ato de beber água, você sente sede, vai até a cozinha, enche um copo com água e bebe, agora me diz, precisou pensar muito para fazer isso? A resposta é mais clara que a pergunta, todos vão responder que o "processamento cerebral" utilizado é quase nulo.

Agora, e quando o assunto é sentimental, isso também não ocorre? Não vivemos tendo reações a tudo? Agora pense, essas reações são automáticas? Com toda certeza você responderá que sim, pois você não pensa para ficar com raiva, nem para saber se gostou ou não de algo, simplesmente acontece, o cérebro "vomita" a resposta para nós, que a acatamos como verdade absoluta.

Agora pergunto a vocês, quantas vezes vocês não meteram os pés pelas mãos por seguir esses sentimentos? Meu pai sempre me dizia para nunca, jamais, de forma alguma tomar uma decisão de cabeça quente, faça todo o possível para deixar a decisão para depois se você estiver alterado emocionalmente, ou seja, uma alteração do algoritimo padrão do cérebro.

Ta certo tio Pedro, agora  me diz, o que devo fazer?
Freie as reações automáticas, e tente entender o que seu cérebro está usando de parâmetros para tomar determinada decisão, para ficar bravo, feliz, triste e etc...
Por exemplo, você tem aquela pessoa que você não suporta, que te causa mal estar só por ficar na presença da pessoa, já se perguntou por que isso acontece? Já tentou entender o "por que dos por que's"?
Decifre o seu cérebro, como ele funciona, pois ai você estará apto a se controlar nas mais diversas situações, agir com a razão em situações onde a emoção pode atrapalhar é uma vantagem que fará com que você se sobressaia no meio de todos, pois se controlar não é difícil, difícil mesmo é mudar o algoritimo de nosso cérebro, pois agir automaticamente nos torna tão irracionais quanto os animais.

PS: Não deixe que a preguiça mental te impeça de fazer isso, pois só será cansativo fazer isso se você achar que é cansativo, pense que isso é um aprendizado que poderá te trazer inúmeros benefícios, se motive, descubra o que seu cérebro precisa para se sentir motivado!

Espero que gostem.

Abraços =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário