segunda-feira, 19 de julho de 2010

Para alguem que não se acha especial...

Amor próprio, algo que muitos dizemos ter, mas na verdade, quase ninguém sabe o que realmente é! Inclusive eu, pois ainda não tenho certeza se me amo, como todos o que leram meus posts anteriores sabem, eu passei por cima do meu tão precioso amor próprio, passei sem nem pensar duas vezes, mas enfim, isso passou e estou de volta a plenitude...
Hoje estive conversando com uma amiga minha, a mesma estava brava, pois seu namorado não pode parar o que estava fazendo para ajuda-la num momento de dificuldade, fazendo das palavras dela as minhas: Ele podia parar o que estava fazendo para me ajudar, era isso o que eu faria...
Ta certo, agora me diz titio Pedro, o que isso tudo tem haver com amor próprio?!
Bem, vamos sintetizar a situação...
Ela é o tipo de pessoa que não tem tempo ruim, adora ajudar os outros, e muitas vezes passa por cima de si mesma para isso, deixa de lado vontades e vícios, justamente para fazer outra pessoa feliz, isso faz com que ela se sinta bem consigo mesma, faz isso por que gosta, e não por que se sente obrigada.
Agora me diz, alguém que se ama, não passa por cima de muita coisa pelos outros, o amor próprio é egoísta e mesquinho, é aquele que olha para si mesmo, quase narcisista, que sabe que primeiro devemos cuidar de nós, para dai sim cuidar dos outros.
Chegamos a dois tipos de situação, a primeira onde: o amor próprio existe, e a pessoa só passa por cima de si mesma por que tem necessidade de ajudar, fazer o bem para o próximo é algo que o(a) faz se sentir bem, e é por isso que ajuda.
A segunda é onde a pessoa, faz as coisas justamente por não se importar com ela mesma, passa por cima de si mesma, só pelo simples fato de gostar mais das outras pessoas, ele(a) não se acha bonito(a), não consegue ver quanta coisa boa tem dentro de si, e procura suprir isso mostrando, para terceiros, a pessoa que ele(a) gostaria de ser, e não quem é de verdade.
O fato é, que em ambos os casos, a aceitação vem de fora, uma palavra amiga, uma atitude desesperada num momento de necessidade, depois de uma briga, ter colo e poder chorar, todos precisamos nos abrir, isso é fato!
Chegamos então, a raiz do problema, e vocês sabem qual é crianças?? A aceitação externa!
Vivemos numa sociedade que castra, que limita, e que nos impõe a aceitação. Precisamos ser aceito, seja na escola, no trabalho, no grupo de amigos, não ser aceito é algo completamente destrutivo para um ser humano, e muitas vezes passamos por cima de nós mesmos para termos aceitação geral.
Hoje, eu ouvi alguem que tem tudo para ser feliz, dizer que não se ama, e dizer mais ainda, que eu sou o único que sabe disso, nem o cara que ela "diz" amar, sabe sobre isso, mas péra lá titiu Pedro, se ela diz amar o cara, por que não confia nele a esse ponto?!
Pessoal, não é que ela não confie nele, o problema é que ele já faz parte da vida dela, ela já se mostrou de um jeito para ele, se ela mudar isso, as coisas podem "piorar", eles já tem uma situação complicada hoje por conta de problemas dele, se ela jogar mais isso, pode acabar piorando mais a situação. (Isso é o pensamento dela, creio eu hehe, não acho que isso seja certo ou justifique tal atitude).
Quando perguntei, se ela o amava, ela disse no mesmo instante que sim, pedi para ela definir o amor, basicamente, a definição que ela me deu foi: Passo por cima de mim mesma por ele, por isso o amo...
Aí eu indaguei: Mas peraí, se você não se ama, não acha que é fácil passar por cima de si mesma por simplesmente gostar de outra pessoa?
A conversa acabou ai, ela estava desconfortável com a situação, se viu pensando em coisas que a deixavam fora do ponto de conforto, cutucar a ferida sempre dói, ainda mais feridas antigas e profundas como essa...
Espero que ela ainda tenha vontade de conversar comigo a esse respeito, gosto dela e queria muito ver ela bem, e se amando...
Paz, amor e tesão a todos!

Um comentário:

  1. Palavras sabias Pedro...
    Me fez refletir bastante...kkk
    precisamos ter umas conversas ..kkkkk

    ResponderExcluir