segunda-feira, 19 de julho de 2010

Ponto de conforto...

Sabe, tem certos momentos na vida que preferimos ignorar, enterrar, passar direto, justamente por nos deixar desconfortáveis, isso é uma reação automática de auto-preservação, existem pessoas que simplesmente fogem dos pensamentos complicados, justamente por esses pensamentos tirarem a pessoa do ponto de conforto.
Como minha motivação principal ao escrever é fazer com que as pessoas pensem, nada melhor do que abrir a ferida dos pontos que mais escondemos, forçar o cerebro a pensar nas coisas que nos incomodam, e no por que nos incomodam, e assim tentar entender o que se passa dentro de nosso universo paralelo,chamado subconciente.
Todos aqui tem alguma noção do que é instinto, aquilo que não tem razão, nem pensamento, só impulso, vontade sem razão, amor... sim o amor é o mais forte de todos os impulsos instintivos...
Exemplifiquemos a seguinte situação, você, que está em paz consigo mesmo (neste momento), é confrontado com um fato que acontecera na sua vida, do qual você mesmo se recusa a lembrar, justamente por te deixar desconfortável, isso é normal, todas as pessoas fazem isso...
Agora, me diz uma coisa, se isso deixa desconfortavel, não é melhor jogar no lixo de uma vez? A resposta é obvia, e ela em 99,99% dos casos é SIM!
E quando o lixo está acumulando na sua casa, você não tem que leva-lo para fora? Se você tiver uma empregada, a coitada vai fazer isso por você, agora me responda, você tem uma empregada dentro de sua cabeça?
Por isso mesmo que é tão dificil jogar o desconforto fora, é mais facil esconder ele debaixo do tapete da sala de nossa mente, e deixar ele ali, inerte a tudo o que se passa, o problema é, que com o tempo, o tapete estará a 20 centimetros de altura do chão, pois terá tanta coisa escondida embaixo dele, que será obvio que faz muito tempo que você não faz uma limpeza.
Para jogar o lixo fora, sempre temos que manipula-lo de alguma forma, e nos esforçar para sair de casa (o que é o pior), ir até onde tem mais lixo, para sim deixar o lixo ali, jogado onde ele merece estar, NO LIXO!
Agora vamos dar nomes aos bois: O lixo, são aqueles pensamentos que te deixam desconfortavel, que mexem com nossos sentimentos de forma "negativa", alteram o humor e muitas vezes deixam a tristeza ou ódio como marca registrada.
Pensemos na tristeza e no ódio, como o cheiro do lixo, imagina só, você fica semanas sem levar o lixo para fora de sua querida casa, quando se da conta, sente aquele cheiro horrivel, dependendo do tempo, até algumas larvas crescem nos restos de comida que apodreceram alí, liquidos de origem completamente duvidosa escorrem dos sacos plásticos, o que provocaria nojo até no Marilyn Manson.
O lixo, que você deixou juntar, agora fede horrores, todos os que chegam em sua casa sentem o cheiro, está na cara que você deixou de levar o lixo para fora, o que te faz ser porco e sujo para os olhos de outras pessoas.
O mesmo acontece com o lixo em nossas mentes, tentamos camuflar os traços que eles deixam, mas sempre há algum indicio de que ele está lá, seja o choro constante quando está sozinho, seja o medo de confiar nas pessoas, seja o fato de não conversar com ninguem, seja o fato de você usar drogas (incluindo alcool e cigarros), quando algo não está bem, logo se torna visivel para as outras pessoas, e assim, não importa o quanto você esconda, todos irão sentir o "cheiro podre" que vem do lixo que você guarda dentro de si...
Agora titiu Pedro, como devemos fazer para levar o lixo para fora sem nos sujarmos? A dura verdade meus queridos é que não tem como, dependendo do tempo que você demorou para fazer isso, você terá que se afundar no lixo, e ir tirando ele aos poucos, parte por parte, é uma verdade cruel, mas É A VERDADE!
Ou seja, guardar essas cosias ruins é o mesmo que tomar veneno sozinho, guardando todo aquela magoa e rancor, que não passa de lixo fedorento e nojento, que ninguem quer chegar perto e ninguem gosta nem de pensar em ter que lidar com isso, acha justo que isso fique dentro de você? Te consumindo e fazendo de sua mente um lugar sujo e fedorento? Creio que todos respondam que não, mas se não acham isso, o que os impede de pensar no assunto e tentar chegar a uma conclusão aceitavel para tudo, para tratarmos uma ferida temos que primeiro tirar o curativo antigo, limpar e tirar tudo o que não precise estar ali, para dai sim decidir o que fazer depois.
Pensem meus queridos, sua mente não é aterro sanitário, desabafem, coloquem tudo para fora, chorem, gritem, esperneiem, façam de tudo para jogar fora o que não presta, não se escondam atras do pensamento de que está tudo bem, pois não está!
Outra coisa que deve ser levada em consideração, é que quanto mais tempo guardamos algo dentro de nós, mais essa coisa deixa rastros, marcas, cicatrizes, podendo a incapacitar a pessoa que a guarda, causando danos irreversiveis a nossa queria e doce vida.
Quando estiver sozinho e pensar em algo que te incomoda, tente descobrir por que te incomoda, e vá sempre indo atras da raiz desse sentimento, quando você se der conta, verá que aquilo está ali justamente ocupando espaço, e nada mais, e que já estava mais que na hora de você rever o que anda guardando, e simplesmente jogar fora aquilo que não te serve mais!

3 comentários:

  1. Maravilhoso seu ponto de vista ...
    continue assim

    Parabens ! e abraços

    ResponderExcluir
  2. Peepeee..kkkk
    Concordo com tudo o que escreceu...
    Se tivesse lido isso a anos atras poderia ter mudado muitas coisas na minha vida e evitado tristezas desnecessarias..kkk

    ResponderExcluir
  3. é isso ai meu querido...muito boas suas palavras...vc tem um feeling fantastico, uma sensibilidade a parte para as coisas do mundo. espero que continue usando esse espaço pra exprimir seus pensamentos e sentimentos....e falar sobre os problemas que afligem nao so a vc, mas a uma grande parte dos brasileiros!!
    aprovado!!

    ResponderExcluir