quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Porque fazer o bem?

Boa tarde a todos, tudo bem com vocês?
Ontem tive uma conversa com um velho amigo, que hoje faz parte dos Testemunhas de Jeova, não critico e acho que essa "religião" é uma das melhorzinhas, pois eles são os unicos que tentam viver sob as leis do Cristianismo... Enfim, não é sobre isso que quero falar, mas sim sobre algo mais profundo, sobre o egoismo envolvido na salvação espiritual...
Pensemos um pouco (como sempre hehe), as leis de qualquer religião são impostas e dogmáticas, não tem choro nem vela, simplesmente é assim e ponto, agora pergunto eu, porque seguir uma religião? Logo vem a resposta, para sermos salvos! Ahh que legal, então se eu seguir o Cristianismo/Islamismo/Whatever eu serei salvo, então tenho um motivo para seguir...
Agora, tiremos a salvação da religião, imaginemos que não existe nada além do que a vida na terra, morrer é o fim, e não há mais vida após a morte (pois o contrário não foi provado ainda...), seguir uma religião e fazer o bem como dizem suas regras, se torna algo egoista, é facil dizer, me siga que serás salvo! PORÉM... terás que viver sob minhas regras...
Falando sobre minha pessoa agora, eu não sigo nenhuma religião nem crença, acredito que exista um ser supremo, seja ele qual for, e que ele "nos criou" e olha por nós, mas não acredito que haja algo além da vida que temos hoje, para mim não existe salvação, pois não tenho do que ser salvo...
Vou explicar para vocês, quando venho aqui e "perco" meu tempo tentando fazer meus poucos e queridos leitores pensarem, faço isso por que gosto de promover o pensamento, gosto de ver as pessoas pensando e melhorando, isso faz parte de mim, e não faço isso por que terei alguma recompensa, o que livra a minha vontade de compartilhar o que penso, do egoismo!
Sim, o egoismo existe a partir do ponto em que "alguém" te diz, me siga e será salvo! Siga minhas leis e serás salvo! Ou seja, é melhor eu fazer o que ele diz para conseguir a salvação!
Ai continua assim: Ame ao próximo como a ti mesmo, faça o bem para o próximo, tenha piedade e misericórdia, e bla bla bla....
Amar alguem não é algo que se consiga com uma troca dessas, digo, se eu te falar para amar o fulano por que eu te darei a salvação, você não irá amar, no maximo terá compaixão pela pessoa, e por um motivo puramente egoista, que é conseguir a salvação!
Pelo menos em meu pensamento, prefiro acreditar que Deus preza a conciencia, que eu vou fazer o bem pelos outros não por que serei salvo, mas sem nenhum motivo, justamente por que tenho conciencia que ajudar faz bem para as outras pessoas!
Pensem nisso, a bondade é algo que se constrói, não se compra! Bondade comprada é falsa bondade, egoista e mesquinha, puramente pensando em si mesmo, afinal, se eu te ajudar serei salvo! Simplesmente para mim isso não serve...
Se vai fazer algo, faça com o coração, se não for de coração, nem faça! Pois se o ser supremo tudo ve e tudo sabe, concerteza ele saberá dos seus motivos egoistas, pois afinal, o que vale não é a intenção??

OBS.: Esse texto concerteza alfinetará alguns religiosos, não quero que venham aqui me dizer que estou errado, a não ser que tenham uma lógica clara de pensamento, dizer que tenho que ter amor a Deus, isso já tenho, e da melhor forma possivel, amor sincero!

Ahh e se você está esperando o motivo para fazer o bem, para mim ele não existe, faço por que tenho vontade, e quando faço, faço de coração! Sem pedir NADA em troca!

Abraço a todos e um ótimo resto de semana hehe xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário